Serranópolis do Iguaçu integra oficina para mapeamento da Rota Turística Caminhos do Peabiru
Município participa da construção do traçado que ligará Matelândia a São Miguel do Iguaçu, com conexão com a rota da Fé
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
qua, 06 ago 2025 - 13:48

No último dia 4 de agosto, representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Serranópolis do Iguaçu participaram de uma oficina de mapeamento da Rota Turística Caminhos do Peabiru. A atividade faz parte do processo de implementação de um dos projetos turísticos mais emblemáticos do Estado do Paraná, que resgata e valoriza caminhos históricos utilizados por povos originários.
O evento foi promovido pela Secretaria de Turismo do Paraná – Setu e contou com formação teórica e prática sobre a rota, que ligará o município de Matelândia a São Miguel do Iguaçu, passando por Serranópolis. Durante o trajeto, a rota ainda se conecta com a tradicional Rota da Fé, que vem de Medianeira, criando um intercâmbio entre os circuitos religiosos e históricos da região oeste do Paraná.
Durante a manhã, os participantes receberam orientações da equipe da FADEC, entidade da Universidade Estadual de Maringá (UEM) responsável pela execução do projeto no estado. A formação abordou o contexto histórico e cultural dos Caminhos do Peabiru — rota milenar que antecede até mesmo a chegada dos colonizadores ao Brasil, sendo utilizada por povos indígenas como passagem rumo às cordilheiras dos Andes, no Peru.
Segundo a secretária de Indústria, Comércio e Turismo de Serranópolis, a atividade foi fundamental para compreender a importância do traçado e como o município será integrado a esse circuito histórico e cultural. “Tivemos a oportunidade de entender a origem e os objetivos do projeto, e à tarde realizamos uma oficina prática, com o levantamento de possíveis caminhos e ramificações que vão permitir a passagem pela zona rural do município, interligando as nossas propriedades, o que vai impulsionar o turismo regional”, explicou.
Além da equipe da secretaria, participaram da oficina os membros do Conselho Municipal de Turismo - Comtur e do Grupo de Trabalho de Implantação do Caminhos do Peabiru, Claudete Zílio, Maria Aparecida Roberti Rustich e Adesio Isidoro. O grupo representou o município no processo de adesão ao programa do Governo do Estado e contribuiu com o levantamento de trajetos que futuramente serão apresentados ao Comtur e ao circuito turístico regional para validação.
A iniciativa faz parte de um esforço coletivo para valorizar a história, impulsionar o turismo local e integrar Serranópolis do Iguaçu às grandes rotas turísticas do Paraná. A próxima etapa do projeto será a definição dos caminhos oficiais e das propriedades que poderão receber visitantes, consolidando o município como um ponto estratégico no Caminhos do Peabiru.