Crianças aprendem sobre abuso sexual e trabalho infantil em oficina musical do CRAS
Atividade do SCFV incentiva expressão artística e conscientização social entre os alunos
Secretaria de Assistência Social
ter, 22 jul 2025 - 14:02 | atualizado ter, 22 jul 2025 - 14:04
.jpg)
O Governo Municipal de Serranópolis do Iguaçu tem investido em ações que promovem o desenvolvimento social e educativo de crianças e adolescentes. Um exemplo recente vem do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde o jovem Nicollas Emanuel Wichoski, aluno da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, chamou a atenção da comunidade com sua performance musical sobre o trabalho infantil e abuso sexual e violência contra crianças — tema abordado em uma das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A música sobre o trabalho infantil, cantada por Nicollas, é uma paródia da canção Chote Ecológico, de Luiz Gonzaga, adaptada em sala de oficina para abordar de forma lúdica e crítica as situações relacionadas ao trabalho infantil. A proposta pedagógica do SCFV busca estimular a reflexão entre os participantes por meio da arte e da brincadeira, em um ambiente que valoriza o aprendizado coletivo e a construção de vínculos sociais saudáveis.
“Fizemos uma paródia em cima da música Chote Ecológico, sobre o trabalho infantil. As crianças entenderam que podem sim ajudar os pais, mas sem que isso se torne responsabilidade ou rotina diária”, explica o educador social, Neilor Jose de Cezaro.
A repercussão do conteúdo se deu após a mãe de Nicollas compartilhar um vídeo nas redes sociais. Ela relata que ficou emocionada ao ver o filho tocando e cantando com segurança: “Achei muito bonito. Quando ele me disse que tinha aprendido no CRAS, pedi para gravar. No começo ele ficou nervoso, mas depois se soltou. Ficou muito bacana.”