Serranópolis do Iguaçu realiza 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
O encontro buscou conscientizar sobre mudanças climáticas e o desafio da transformação ecológica
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
ter, 19 nov 2024 - 10:44
Na última quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Serranópolis do Iguaçu realizou a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento, que foi realizado no Centro de Cultura Loreci Teresinha Sehn Morás e trouxe a tona um dos temas mais urgentes da atualidade: mudanças climáticas e o desafio da transformação ecológica.
A conferência buscou reunir a comunidade para discutir estratégias locais frente a crise climática e debater ações sustentáveis para o futuro. O vice-prefeito, Gilberto Marsaro, esteve presente e comentou a importância da conferência:
"Esta é a primeira Conferência do Meio Ambiente que estamos realizando no município, o que é muito significativo. Já desenvolvemos, no passado, um trabalho que deu início à preservação dos rios e estamos conscientizando a sociedade sobre a questão da separação do lixo. Temos uma associação forte, com dez famílias vivendo do material reciclável. Todo esse comprometimento realmente é da comunidade e da instituição pública, que não mede esforços para que isso aconteça”.
Após a conferência, foi realizada uma audiência pública sobre a criação de duas Unidades de Conservação em Serranópolis do Iguaçu, ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico, que se inicia da mata ciliar saindo do Parque Nacional do Iguaçu, e o Parque Municipal de Serranópolis do Iguaçu, localizado na entrada da cidade, próximo ao portal de chegada na área urbana do município.
A ARIE tem como objetivo garantir a manutenção das florestas preservadas em pé, já o Parque é voltado para a conservação total de mata nativa e busca oferecer oportunidades no futuro para a implantação de trilhas e equipamentos de lazer e recreação.
O ICMS ecológico é um instrumento de política pública que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.